130 anos de emancipação de Ibitinga, A Cidade Ternura!!!

04/07/2020
19h56

Ao completar aniversário de emancipação político-administrativa, o município de Ibitinga confirma seu codinome de “Cidade Ternura”, sempre recepcionando tantos os turistas como os novos moradores, com seu habitual “Bem-vindo”.

Ibitinga: próspera desde sua fundação, mantem a riqueza da agricultura e pecuária. Plantel em gado nelore e, nos dias atuais, também de búfalos. Antes da indústria do bordado, alguns de seus habitantes dedicaram-se a criação de aves – Galinhas – para a comercialização de ovos, que por um bom período abasteceu algumas capitais do país, principalmente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Posteriormente, tornou-se a “Capital Nacional do Bordado” nos anos 70, quando formalizou seu produto com a tradicional “Feira do Bordado” reconhecida pelo país afora, nos mais distantes rincões.

Logo no início dos anos 80, incentivou a fé e o comércio com a procissão de Corpus Christi “bordando suas ruas para a passagem do Senhor”, quando tornou-se a única cidade do mundo a festejar esta data religiosa com um enorme tapete de tecidos bordados enfeitando suas ruas.

Aqui, seguindo a fé católica, contamos com a presença da imagem do Senhor Bom Jesus, vinda do Forte de Itapura, trazida pelo fundador do município Miguel Landim para cumprir uma promessa na busca da cura da malária. A imagem encontra-se na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, que abriga também, em nossos dias, uma cripta com os restos mortais do “Menino Nelsinho Santana”, que está em processo de canonização no Vaticano – Roma.

Outro evento de projeção nacional é a realização da encenação da “Via Sacra ao Vivo” pelo grupo de teatro Bom Jesus. Uma tradição de décadas que reúne fiéis na semana Santa, revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo na terra, segundo a Bíblia. Esta representação é uma das pioneiras do país.

A cidade conta com inúmeras lojas e fábricas de bordados voltados para a confecção e comercialização de produtos de cama, mesa, banho e enxovais para o bebê. Com o seu potencial criativo, Ibitinga transformou-se em polo têxtil destes produtos e estende sua abrangência para as cidades da região, garantindo o trabalho de mais pessoas de outras cidades, na contribuição de renda de inúmeras famílias.

Ibitinga continua com sua bela natureza, a exemplo de seu “pantaninho paulista”, com flores e animais já catalogados na fauna e na flora brasileira.

Também é responsável pelo fornecimento de energia do Brasil por possuir em seu território, a usina hidroelétrica da antiga CESP, ligada a Itaipu.

Por este breve relato e por tantos outros fatos históricos, Ibitinga continua a ser a cidade de todos, onde o progresso não para, orgulho de seus moradores e da região, localizada no centro do Estado de São Paulo, é prospera em seu fazer, marcada pelo contínuo crescer, empreendedora.

Em seus 130 anos, vislumbra dias melhores para seus habitantes, na busca incansável de qualidade de vida para todos.

Em suas manhãs, quando rompe a alvorada, no arvoredo a passarada principia seu cantar saudando sua gente, que logo começa a trabalhar.

Parabéns, Ibitinga – Cidade Ternura!!!

Obrigado por acolher, com amor, a todos nós!!!