Hemodiálise em Ibitinga: Uma decisão importante

18/04/2018

Na manhã de quarta-feira, 18 de abril, às 8 horas, no Auditório da Santa Casa, aconteceu a Reunião do Conselho Municipal de Saúde com a presença de representantes do Legislativo, Executivo, pacientes do SUS que fazem tratamento de Hemodiálise em cidades da região, familiares dos pacientes e interessados em compreenderem e resolverem a real situação da demora na implantação da unidade de tratamento de Ibitinga.

Em consenso, ficou esclarecido que:

01)   Tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo não têm nada contra a implantação da Hemodiálise em Ibitinga, bem como não há nenhuma restrição quanto ao local de implantação da mesma.

02)   A iniciativa de implantação da Hemodiálise é, exclusivamente, de cunho PARTICULAR, ou seja, os proprietários da Clínica (Dr. Longo e Dr. Saheb – médicos nefrologista de Araraquara) oferecerão o tratamento para planos de saúde e particulares – Não só da rede SUS.

03)   Também ficou esclarecido que, quanto ao convênio SUS, os poderes constituídos de Ibitinga darão todo apoio que for necessário para a implantação do tratamento no município, uma vez que a população será beneficiada.

04)   Ficou explicitado que o tratamento da Hemodiálise é de “alto custo”, não podendo ser bancado e/ou mantido pela municipalidade.

05)   As autoridades do município serão informadas por oficio que seguirá com cópia da ata desta reunião.

06)   Será divulgada a ata desta reunião também pela imprensa oficial do município, para que todos tenham acesso e possam ser esclarecidas as dúvidas sobre a Hemodiálise.

Assim sendo, não haverá mais entraves de oficiar a DRS. De agora em diante, o passo aqui foi feito. A dependência é dos empresários.