Comissão de Assuntos Relevantes mantém tratativas sobre o estacionamento rotativo em Ibitinga

29/09/2025
06h21

A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara Municipal de Ibitinga segue com os trabalhos de análise sobre a gestão do estacionamento rotativo na cidade, conhecido como “Área Azul”.

Na última semana, os membros da comissão estiveram reunidos na Prefeitura Municipal para dialogar diretamente com o chefe do Executivo. O encontro teve como objetivo compreender as medidas já implementadas, os ajustes em andamento e as soluções necessárias para sanar pendências ainda existentes.

A Câmara reforça que a busca pelo diálogo aberto permite o alinhamento de condutas entre Legislativo e Executivo, de forma a garantir uma resolução que atenda aos interesses da população.

Alterações recentes

Por meio de decreto, o Poder Executivo estabeleceu novos trechos com cobrança ativa do estacionamento rotativo, bem como áreas com exploração suspensa. Confira:

Trechos ativos:

  • Av. Sete de Setembro: entre as ruas 13 de Maio e Coronel Geretto

  • Rua Adail de Oliveira: entre as ruas Paulino Carlos e Coronel Geretto

  • Rua Daniel de Freitas: entre as ruas Paulino Carlos e Pereira Landim

  • Rua Domingos Robert: entre a Rua Paulino Carlos e a Av. Vitor Maida

  • Av. Dom Pedro II: entre as ruas Paulino Carlos e Coronel Geretto

  • Rua 13 de Maio: entre as ruas Sete de Setembro e Tiradentes (exceto a Tiradentes)

  • Rua Prudente de Moraes: entre a Av. Sete de Setembro e Tiradentes

  • Rua José Custódio: entre a Av. Sete de Setembro e Tiradentes

  • Av. Vitor Maida: entre as ruas Capitão Felício Racy e Tiradentes

  • Rua Coronel Geretto: entre a Rua Adail de Oliveira e a Av. Dom Pedro II

  • Rua Capitão Felício Racy: entre a Av. Vitor Maida e Nunes Pinheiro

  • Rua Nunes Pinheiro: entre as ruas Capitão Felício Racy e José Custódio

Trechos suspensos por tempo indeterminado:

  • Rua Capitão Felício Racy (entre Rua 13 de Maio e Pereira Landim)

  • Rua Nunes Pinheiro (entre Rua José Custódio e Rua 13 de Maio)

  • Rua José Custódio (entre Rua Capitão Felício Racy e Av. Sete de Setembro)

  • Rua Prudente de Moraes (entre Rua Felício Racy e Av. Sete de Setembro)

  • Rua 13 de Maio (entre Rua Capitão Felício Racy e Av. Sete de Setembro)

  • Av. Sete de Setembro (entre Rua Capitão Felício Racy e Coronel Geretto)

  • Rua Adail de Oliveira (entre Rua Coronel Geretto e Pereira Landim)

  • Rua Domingos Robert (entre Av. Vitor Maida e Rua 15 de Novembro)

  • Rua Dom Pedro II (entre Rua Coronel Geretto e Rua 15 de Novembro)

  • Rua Daniel de Freitas (entre Rua Pereira Landim e Rua 15 de Novembro)

  • Rua Pereira Landim (entre Rua Capitão Felício Racy e Tiradentes)

  • Rua Rosalbino Tucci (entre Rua Daniel de Freitas e Dom Pedro II)

  • Rua Quintino Bocaiúva (entre Rua Daniel de Freitas e Dom Pedro II)

  • Rua Coronel Geretto (entre Rua Dom Pedro II e Tiradentes)

  • Rua Bom Jesus (entre Rua Coronel Geretto e Pereira Landim)

  • Rua Tiradentes (entre Rua 13 de Maio e Pereira Landim)

  • Rua Capitão Felício Racy (entre Av. Vitor Maida e Nunes Pinheiro)

O decreto ainda prevê isenção da taxa de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, além da gratuidade para todos os usuários durante a realização da feirinha aos sábados.

Para idosos e pessoas com deficiência, será garantida a gratuidade de 2 horas nas vagas específicas (com cartão de identificação). Após esse período, a cobrança será retomada normalmente.

Comissão e trabalhos em andamento

A Comissão de Assuntos Relevantes foi instituída pela Resolução nº 03/2025, aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária de 24 de junho. Integram a CAR os vereadores José Nilson Viana, Marcos Mazo, Murilo Bueno, Ricardo Prado e Rafael Hirabahasi (Barata).

A criação da comissão foi proposta pelos vereadores Rafael Barata, César Urtado, Mira, Murilo Bueno e Zé Rocha. O grupo tem como atribuição analisar três pontos principais:

  1. Processo licitatório – verificar os procedimentos que levaram à contratação da empresa responsável pela “Área Azul”.

  2. Cláusulas contratuais – avaliar as condições firmadas entre a Prefeitura e a concessionária.

  3. Repasses de recursos – acompanhar a destinação das receitas arrecadadas com as taxas de estacionamento.

O prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão é de 90 dias, contados a partir da publicação da Resolução. Ao término, será apresentado um relatório conclusivo com análise detalhada e, se necessário, recomendações de medidas a serem adotadas pelas autoridades competentes.