Professores se reúnem com vereadores em busca de apoio

Discussão se dá por possível Projeto de Lei que impactará a classe de professores
02/12/2022

Na fim da tarde de quinta-feira, dia 30, os professores da Rede Municipal de Ensino se reuniram com os vereadores, na Câmara Municipal para discutirem sobre um Projeto que, poderá ser protocolado na Casa de Leis – de autoria do Poder Executivo, e que poderá gerar impactos danosos para os docentes.

Em resumo, o Projeto que poderá ser sugerido pelo Executivo, desautoriza as “ATPL” (horas pedegógicas livres e passa a incorporar as “ATPD” (horas pedagógicas diversas). Nesta segunda, o professor pode passar a ter a obrigação de cumprir jornada de trabalho dentro da escola.

“Nós professores levamos materiais pra casa, montamos prova em casa e isso hoje é contado como ATPL, uma jornada livre, que também nos permite o acúmulo de aulas em escolas estaduais. Se essa possibilidade não existir mais, seremos prejudicados. Professor trabalha muito pra complementar a renda”, desabafou uma das representantes dos Professores durante a reunião.

Os vereadores que estavam presentes na reunião, ouviram atentos as reivindicações e acalmaram as docentes. Uma vez que o Projeto não chegou ainda na Casa de Leis e segundo por oferecerem uma análise conjunta com uma comissão de professores criadas por eles, junto ao Síndicato e apoio jurídico que elas possuem.

“Isto eu falo em nome de todos os vereadores aqui presentes: este é um Projeto que se chegar aqui para o Legislativo, não poderá ser votado em Regime de Urgência. Precisamos de uma análise e melhor que isso, que ela seja feita junto com quem de fato será impactado pelo Projeto, que são vocês professores”, pontuou a presidente da Câmara Daniela Branco de Rosa.

Agora, tanto os Professores, quanto os vereadores aguarda que a Prefeitura Municipal protocole de fato o Projeto de Lei para que uma melhor análise seja realizada. Até a manhã de sexta-feira, dia 02, o Projeto ainda não havia sido encaminhado ao protocolo.