RESUMO DA SESSÃO: acompanhe o que aconteceu na última Sessão Legislativa

29/03/2023

Na noite de ontem, dia 28 de março, os vereadores se reuniram para mais uma Sessão Legislativa, onde deliberaram os documentos protocolados na Casa de Leis durante a última semana.

Na pauta, para discussão e votação foram apresentados 07 Requerimentos e 07 Moções. Os assuntos permeiam sobre os temas zeladoria, esportes, segurança pública e fiscalização dos patrimônios públicos.

A vereadora Daniela Branco de Rosa questionou sobre a falta de iluminação pública no trecho da Avenida Carolina Geretto Dall’Acqua que corresponde entre a Escola Iracema até o Almoxarifado do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

O vereador Fernando Inácio questionou sobre o reparo no muro do estacionamento do Centro de Especialidades, ao lado da UPA. Fernando ainda alertou sobre o fato da empresa ter outra obra pública para ser realizada.

Quando o assunto foi esporte, o vereador Célio Aristão questionou a possibilidade de manutenção na pista de atletismo no “Nicolão”. O parlamentar também protocolou um documento sobre segurança pública, buscando a possibilidade de contratação de seguranças nas escolas municipais.

Um assunto que vem sendo cobrado desde 2021 pelo vereador e presidente da Casa, Ricardo Prado, é a manutenção e construção de calçamento na Avenida Walter Piffer, na Vila Maria. A municipalidade ainda não resolveu o problema daqueles que transitam pelo local.

Na Ordem do Dia 06 projetos foram discutidos, votados e aprovados em Plenário, sendo eles:

Projeto de Lei Ordinária nº 41/2023, de autoria da Prefeitura de Ibitinga, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente do Serviço Autônomo Municipal de Saúde – SAMS, aprovados pela Lei Municipal nº 5.457, de 14 de dezembro de 2022, destinado à manutenção da Autarquia SAMS, e dá outras providências.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 24/2022, de autoria da vereadora Daniela Branco de Rosa, que Revoga o Decreto Legislativo nº 124, de 08 de abril de 2014, que instituiu o Título de Guardião da Saúde em comemoração ao dia nacional da saúde e dá outras providências.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 216/2022, de autoria do vereador Ricardo Prado, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município da Estância Turística de Ibitinga, a Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz, a ser realizada, anualmente, no dia 25 de junho, e dá outras providências. Projeto aprovado com Emenda Modificativa nº1, apenas para correções redacionais do Projeto.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 217/2022, de autoria do vereador Ricardo Prado, que institui a Semana Municipal da Valorização e Promoção dos Autodefensores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibitinga - APAE, a ser celebrada anualmente na segunda semana de julho. Projeto aprovado com Emenda Modificativa nº1, que têm o propósito de tornar a propositura juridicamente viável.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 218/2022, de autoria do vereador Ricardo Prado, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município da Estância Turística de Ibitinga, a Festa de Santo Expedito, a ser realizada, anualmente, no dia 19 de abril, e dá outras providências.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 219/2022, de autoria do vereador Célio Aristão, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Ibitinga, a “Semana Municipal de Conscientização e Atenção à Doença Falciforme”, no âmbito do município de ibitinga. Projeto de Lei aprovado com Emenda Supressiva nº 1, que tem o propósito de obter a viabilidade jurídica a propositura, conforme orientação jurídica dada em seu parecer.

TRIBUNA LIVRE

Após o termino da Sessão, conforme regulamenta o Regimento Interno da Câmara Municipal, o Presidente da Casa abriu espaço para a solicitação do munícipe Walter Antunes Junior que fez uso da Tribuna Livre na noite.

Walter também indicou como orador o senhor Fábio Lenci de Souza (Diretor do Movimento Rio Vivo), onde  explanaram sobre o “Assoreamento do Rio Jacaré Pepira na região de Ibitinga – Pantaninho".

Na ocasião, o senhor Fábio contou sobre a experiência em Turismo que desenvolveu no município de Brotas desde os anos 80, e identificando a necessidade dos município em que o Rio Jacaré Pepira "passa" se unam em propósitos de proteção alinhados às necessidades das Estâncias Turísticas.