Vereadores ainda buscam informações sobre área para possível ampliação do Cemitério Municipal

Requerimento apresentado pelos vereadores Marco Fonseca, Daniela Branco, Murilo Bueno e Richard de Rosa teve aprovação unânime na Sessão.
16/02/2023

Um assunto que tem gerado muitos questionamentos é a necessidade da ampliação do Cemitério Municipal e os locais que a Prefeitura Municipal tem apresentado aos vereadores de Ibitinga, que poderão fazer parte do Projeto de Lei para compra de uma nova área ou ampliação do terreno atual.

Os vereadores Marco Fonseca, Murilo Bueno, Richard de Rosa e Daniela Branco,, através de Requerimento protocolado, ainda buscam mais esclarecimentos para que toda decisão seja ponderada e analisada com rigor, baseados na economicidade e ao mesmo tempo supra as necessidades da população ibitinguense.

Nesta semana, dois Requerimentos foram protocolados e buscam por essas informações. O primeiro deles, o Req. 44/2023, apresentado pelo vereador Marco Fonseca, questiona sobre a área localizada abaixo do atual Cemitério Municipal, solicitando documentos  para entender os motivos de compra das ares apresentada pela municipalidade.

“Fiz uma série de questionamentos ao Poder Executivo, para ter dados concretos para análise, uma vez que estamos recebendo diversas denúncias, que serão apuradas ao longo do ano, quando o Projeto realmente tramitar na Câmara. Solicitei também o projeto de ampliação com os desenhos das carneiras, que acredito que tenha sido desenvolvido e agora aguardamos as respostas”, considerou Marco Fonseca.

O vereador Marco ainda foi incisivo em afirmar que um Projeto desta dimensão não tem sua votação realizada em pouco tempo, considerando que, segundo o parlamentar, ainda há possibilidade de reestruturar o Cemitério atual para utilização em mais alguns anos.

PROJETO PARA REGULAMENTAÇÃO DE TÚMULOS ABANDONADOS

Outro Requerimento aprovado de forma unânime foi apresentado pela vereadora Daniela Branco de Rosa e pelo vereador Marco Fonseca,  que questionaram a Prefeita Municipal (46/2023), sobre a Lei Municipal 4.996/2020 que regulamenta taxas, jazigos e carneiras, buscando pelos números de jazigos que foram recuperados através desta Lei.

“Existem jazigos abandonados no Cemitério Municipal onde a Prefeitura deu início ao Projeto de regulamentação. Esta propositura apresentada é para entender e termos documentados os números de túmulos abandonados, jazigos recuperados e a partir daí analisar com mais detalhes a situação”, pontuou Daniela.

Os Requerimentos foram aprovados em Sessão Legislativa e encaminhados para a destinatária. As respostas destes Requerimentos irão auxiliar nas decisões tomadas pelos vereadores quanto ao possível Projeto de Lei que poderá ser encaminhado para a Câmara, que tratará sobre nova área para o Cemitério.