Vereadores participam da VIII Conferência Municipal da Saúde de Ibitinga

08/02/2023

Hoje (08), o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Prado, acompanhado dos vereadores Alliny Sartori, Célio Aristão, Daniela Branco de Rosa, Fernando Inácio e Janaína Bastos, participaram pela manhã da VIII Conferência Municipal da Saúde de Ibitinga.

O evento realizado pelo SAMS (Serviço Autônomo municipal de Saúde) aconteceu no auditório da escola CEBI, aberto aos profissionais da área da saúde e sociedade civil. A temática deste ano, definida pelo Conselho Nacional de Saúde, foi "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Será um Novo Dia", e segue as diretrizes estabelecidas através da Resolução CNS Nº 680, DE 05 DE AGOSTO DE 2022.

Quatro eixos foram discutidos na Conferência, sendo eles:

Eixo I: Brasil que temos. O Brasil que queremos.
Palestrante: Dra. Rossana Teresa Curioni Mergulhão
Juíza de Direito | Mestre e doutoranda em Direito | Docente na graduação e pós-graduação.

Eixo II: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
Palestrante: Vanessa Aparecida Pultrini de Oliveira
Diretora Executiva da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga

Eixo III: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
Palestrante: Dr. André Gândara Orlando
Promotor de Justiça

Eixo IV: Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
Palestrante: Edivaldo Alves Trindade
Coordenador Executivo de Avaliação e Controle da SMS Araraquara e Apoiador Institucional do COSEMS/SP - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Participantes do evento, os vereadores terão a oportunidade de, após as palestras, discutirem sobre o cenário local da saúde (baseado nos eixos e tema definidos pelo Conselho Nacional de Saúde). Desta Conferência sairão propostas que serão encaminhadas para aprofundamento de Políticas Públicas dentro das Conferências Estaduais e Federais.