Vereadores recebem representantes do Movimento “Escolas Abertas”

Diretores de escolas particulares também participaram do encontro.
09/06/2021

Na manhã de quarta-feira (09), os vereadores receberam no Plenário representantes do Movimento “Escolas Abertas”, e alguns diretores de escolas particulares do município de Ibitinga. A solicitação aconteceu por mães de alunos da rede privada que relataram estar sofrendo com a falta de comunicação do Poder Executivo em relação aos decretos de aberturam e fechamento das escolas.

Os vereadores, durante as explicativas, também reforçaram que as determinações veiculadas pelos últimos Decretos Municipais, têm surpreendido inclusive a eles e, diante desta sistemática, estão cobrando há várias semanas para que as decisões sejam comunicadas e apresentadas com embasamentos para a elaboração dos documentos restritivos e de forma antecipada a divulgação dos mesmos.

As representantes dos centros educacionais privados, por sua vez, defenderam os trabalhos que realizam durante a permissão de abertura das escolas, frisando a disponibilidade  e flexibilidade para o seguimento dos protocolos exigidos para a segurança tanto de alunos, quanto de colaboradores das escolas.

Já as representantes do Movimento Escolas Abertas, que são mães de alunos, pediram mais diálogo para as resoluções e destacaram uma carta aberta encaminhada ao Poder Executivo, da qual não obtiveram nenhum retorno.

Sem uma devolutiva sobre as ações definidas pelos Decretos publicados atrás do Diário Oficial do Município, os representantes solicitaram ajuda do Poder Legislativo para que sejam uma ponte para o diálogo e tentativa de retomada das atividades nas escolas da rede privada.

Com o encerramento da reunião, os vereadores voltaram a afirmas sobre a Legislação para todos os públicos, mas que ainda assim, compreendiam a necessidade e o apelo que recebiam através dos representantes presentes e, cumprindo o papel de vereadores, formalizariam um Requerimento em busca de respostas junto aos responsáveis.